FORMATURA CTSP 2011/2012





Na quarta-feira (11/7), no ginásio da Escola de Educação Física da Brigada Militar, foi realizada a solenidade de formatura dos novos sargentos da Brigada Militar, formandos do CTSP (Curso Técnico de Segurança Pública), que serão encaminhados para atuar em todo o Estado do Rio Grande do Sul.
  Na capital foram 416 formandos dos cursos realizados nas Escolas de Formação e Especialização de Soldados de Montenegro e Osório, e também da Escola de Bombeiros (Porto Alegre).
  Prestigiaram o evento o governador do Estado-Tarso Genro, o secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Michels, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu, o subcomandante-geral da BM, coronel Altair de Freitas Cunha, o chefe do Estado-maior da BM, coronel Valmor Araújo de Mello, demais coronéis do Conselho Superior, prefeitos de Ivoti,Maria de Lourdes Bauermann, Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, Anta Gorda, Vanderlei Moresco, Sertão Santana, Sérgio Teifke, o oficial de enlace da Gendarmeria Nacional Argentina, comandante mayor Antonio Arce, entre outras autoridades civis e militares.
  O comandante-geral da BM, coronel Sérgio, disse que a Brigada Militar está empenhada para atender os anseios da sociedade através da ampla qualificação de seu quadro de servidores.
  O curso de formação foi realizado de 3 de novembro de 2011 até dia 11 de julho de 2012, desenvolvido em turno integral, em regime de dedicação exclusiva, com uma carga horária de 1600 horas-aula. A formação teve por objetivo habilitar os alunos a desempenhar atividades como auxiliar administrativo e operacional da Corporação nas atividades de polícia ostensiva e de bombeiro, na graduação de 2º sargento.
  Em suas palavras, o secretário Airton Michels disse que esse é um governo cujas ações são comprometidas com a sociedade gaúcha. “Esses sargentos, que hoje concluem mais uma etapa de crescimento profissional, representam da melhor forma o empenho em melhorar a qualidade da segurança pública”.
  O governador Tarso Genro assinou o ato de promoções dos novos sargentos e destacou que a segurança pública deve acompanhar os apelos por mudanças, e que o Governo do Estado está atento a esses anseios. “A reestruturação dos currículos da Brigada Militar é uma dessas medidas, tomadas para garantir que as novas necessidades sejam atendidas”, completou. O governador ainda frisou uma passagem do discurso da oradora da turma, sargento Fabiane, de que “todos temos o dever de legar um futuro melhor a nossos filhos”, e disse que “um futuro melhor deixa de ser utopia quando esses novos sargentos, homens e mulheres, tomam para si, com seriedade, esse compromisso”.
  Na sexta-feira (13/7), em Santa Maria, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos irá realizar a formatura dos 193 novos graduados que realizaram o curso no município. O evento ocorre a partir das 16h30, no Estádio da Guarnição da Brigada Militar, rua Pinto Bandeira, nº 300. Em caso de mau tempo, o evento ocorre no Salão Nobre do Clube Recreativo Dores, na rua Bento Gonçalves, nº 400, bairro Dores, em Santa Maria. Este ato encerra as formaturas do CTSP edição 2011/2012.